Blog Apptohome

Casa ou apartamento: qual imóvel escolher?

Na hora de comprar um imóvel, escolher entre casa ou apartamento é uma tarefa complicada, afinal, além de escolher uma nova residência, a compra de um imóvel é um investimento. São muitas as variáveis a serem consideradas ao optar pela compra de um ou outro imóvel. Espaço, segurança, barulho e convívio com vizinhos são alguns dos pontos que pesam no momento da decisão. Vejamos a seguir algumas vantagens e desvantagens ao comprar casa ou apartamento.

Casa

Vantagens

Geralmente, as casas possuem maior espaço físico e, por consequência, é possível fazer reformas para, por exemplo, construir um quarto extra, aumentar a cozinha ou criar uma horta no jardim. 

Para quem gosta de criar animais de estimação, as casas são opções mais confortáveis para os animais, que podem ficar soltos no quintal, ao contrário do espaço limitado dos apartamentos e a liberdade cronometrada ao tempo que o tutor possui disponibilidade para passear com o pet.

A privacidade é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens ao residir em casas. O convívio com os vizinhos é limitado ao exterior dos imóveis. Nos condomínios que possuem muitos apartamentos, uma discussão pode ser “acompanhada em tempo real” pelos vizinhos. Já nas casas, os muros protegem os moradores dos olhares curiosos dos vizinhos.

Quem mora em casa cria suas próprias regras, contudo, também precisa respeitar ao sossego dos vizinhos. Nos condomínios, é preciso seguir regras de convivência para manter o ambiente funcional para a coletividade de moradores. Dessa forma, festas não podem ocorrer em qualquer horário, som alto pode incomodar, o carro precisa ser estacionado corretamente e alguns animais de estimação podem ser proibidos. Porém, quem mora em casa possui mais liberdade para, por exemplo, fazer festas nos fins de semana, ouvir música até mais tarde, deixar o carro parado na frente do portão e criar dois cachorros de grande porte. 

Não há obrigação de pagar uma taxa condominial mensal. Em condomínios que possuem ampla estrutura de lazer e muitos funcionários, essa taxa costuma ser alta. A taxa condominial é importante para arcar com custos de manutenção e reparos, que precisam ser frequentes para manter a boa conservação da estrutura predial. Ao morar em casa, não há a necessidade de pagar um valor fixo mensal, assim, o morador só irá gastar com reparos quando estes surgirem. 

Desvantagens

A menor sensação de segurança é a principal desvantagem ao optar por morar em casas. São imóveis mais vulneráveis porque são isoladas e, na maioria das vezes, a casa se torna um alvo fácil à invasão quando os moradores saem. A maioria dos condomínios contam com portaria e sistemas de segurança com câmeras de monitoramento, cerca elétrica e controle de acesso. O que para pessoas que viajam muito ou passam muito tempo fora, torna o condomínio a opção mais segura. Em casas, o proprietário terá que arcar com um custo maior para instalar equipamentos de segurança, além de ser necessário erguer muros altos para tornar o imóvel menos suscetível a ações de criminosos.

A economia com a taxa condominial pode não ser vantajosa diante de gastos com manutenção e obras, que serão responsabilidade inteiramente do dono do imóvel. Alguns proprietários de casas não realizam serviços de manutenção preventiva, o que pode proporcionar o surgimentos de problemas mais sérios e, consequentemente, mais caros. Em condomínios, o custo de obras emergenciais e reparos rotineiros é debitado das contas do condomínio ou acontece o rateio das despesas entre todos os condôminos.

Apartamento

Vantagens

Com todo o sistema de segurança em funcionamento e a portaria com vigilância 24 horas, o acesso de pessoas ao interior do condomínio é supervisionado, dessa forma, estranhos e vendedores não irão acessar às residências para incomodar os moradores. Ações de criminosos também podem ser impedidas graças a todos os dispositivos de segurança instalados no local. Por esses motivos, morar em condomínio é considerado mais seguro. 

Outra facilidade dos condomínios, é a oferta de diversos espaços e estruturas de lazer como, academia, piscina, quadra, salão de festas, área gourmet, parquinho e espaço pet. Com a disponibilização dessa estrutura, os moradores ganham tempo e qualidade de vida. 

Para famílias com filhos pequenos, os condomínios são seguros e favorecem a interação social, pois, enquanto as crianças brincam no parquinho ou na piscina, os pais sabem que elas estão seguras no interior do condomínio e sob supervisão.

A limpeza em apartamentos é mais fácil de ser realizada, visto que os moradores precisam limpar apenas os cômodos internos. O que é prático para pessoas que não possuem muito tempo disponível para dedicar às tarefas domésticas. 

O morador não precisa se preocupar com a manutenção do imóvel, afinal, todos os serviços externos ao apartamento serão realizados por funcionários do condomínio ou técnicos terceirizados. A taxa condominial assegura ao proprietário do imóvel a “tranquilidade” para não lidar, diretamente, com a resolução de problemas de infraestrutura e manutenção. A mensalidade condominial assegura ao morador a utilização dos espaços de lazer, assim, o proprietário não terá gastos extras com academia e sauna, por exemplo.

Desvantagens

Apesar da taxa condominial trazer várias vantagens embutidas como custos com manutenção, pagamento de funcionários, operação do sistema de segurança e a utilização de espaços de lazer, o valor é uma obrigação mensal que pode pesar no bolso, e caso não seja paga, o morador ficará inadimplente e sujeito a cobranças.

Por ser uma moradia compartilhada, os condomínios oferecem menos privacidade e autonomia aos moradores. Como as residências são próximas, é possível que barulhos dos vizinhos do andar superior ou dos apartamentos ao lado incomodem. Música alta, cachorro latindo, mudança dos móveis de lugar são alguns exemplos de situações rotineiras que podem ser motivo de estresse com vizinhos.

Por fim, além da taxa condominial, o condomínio possui regras que precisam ser seguidas por todos os moradores. Acordos como a convenção de condomínio e regimento interno estabelecem as regras de convivência. Por dispor de ambientes que são coletivamente utilizados, as regras do condomínio são essenciais para garantir a preservação e o uso racional dos espaços. Assim, o morador que não utilizar os espaços de forma correta ou apresentar comportamento inadequado pode sofrer punição pecuniária ou responder judicialmente

 

E agora, qual imóvel escolher?

Casa ou apartamento? Primeiramente, é preciso levar em consideração o custo-benefício do imóvel a médio e longo prazo. Para quem está iniciando uma vida independente ou começando uma família, o apartamento é uma boa opção, enquanto que para famílias grandes, a casa é excelente por proporcionar espaço e possibilidade para reformas futuras no imóvel. 

Aliás, para aqueles que desejam combinar a liberdade de morar em uma casa com a comodidade e segurança dos apartamentos, casas em condomínios fechados são opções atrativas. 

Seja apartamento ou casa, a escolha de um imóvel deve ser feita com calma, pois é um investimento no patrimônio familiar. Além do valor do imóvel, as vantagens e desvantagens devem ser analisadas em conjunto ao perfil familiar, para que a melhor escolha seja tomada.

Moradores, síndicos e portaria conectados através do aplicativo do condomínio. O APPTOHOME é um sistema completo para gestão, comunicação, segurança e automação do seu condomínio. Faça um teste gratuito aqui!

BAIXE O APP AGORA!

1
Fale com um de nossos atendentes. 👨‍💻👩‍💻
Temos uma oferta especial para seu condomínio! 📱🏢
Powered by
Top