Blog Apptohome

Cuidados com elevador em condomínios

Elevador

Quando o assunto é locomoção, o elevador é apontado como o meio de transporte mais seguro do mundo. O elevador proporciona autonomia para pessoas com mobilidade reduzida e comodidade em deslocamentos verticais. Porém, como todos equipamentos estão sujeitos a panes, acidentes também podem acontecer. Empresas de manutenção e síndicos podem ser responsabilizados judicialmente por acidentes com elevadores de condomínios. Para garantir a segurança, a manutenção frequente dos elevadores é imprescindível. 

Na noite da segunda-feira (30/12/19), o elevador de serviço do edifício Tiffany, que está localizado em Santos, no litoral de São Paulo, despencou do 9° andar. Quatro pessoas de uma mesma família estavam na cabine do elevador e morreram no acidente. Os elevadores do edifício Tiffany estavam em operação desde 1998. 

A empresa Elevadores Villarta emitiu laudo técnico no dia primeiro de dezembro de 2019, que atestou que os equipamentos estavam em boas condições de funcionamento. Além disso, no dia 23 do mesmo mês, a empresa emitiu relatório trimestral obrigatório de regularidade, que comprovou que os elevadores passaram por manutenção preventiva e avaliação que liberaram os equipamentos para uso. 

No caso do elevador do edifício de Santos, que estava com manutenção e laudo técnico em dia, o que será que pode ter provocado o acidente? Especialistas apontam que, possivelmente, ocorreu falha no mecanismo de acionamento das travas de segurança, que não funcionaram no momento da queda. Após os resultados periciais é que saberemos o que aconteceu, se as peças apresentavam desgaste por excesso de uso, se estavam com defeito de fabricação e se a manutenção preventiva foi realizada de maneira imprudente.

 

Manutenção em elevadores

Quando um elevador apresenta desnível nas paradas, ruídos estranhos, as portas não fecham, os botões não funcionam ou o elevador para de funcionar, é preciso entrar imediatamente em contato com a equipe técnica que irá realizar a manutenção emergencial para resolver o problema. Essa é a manutenção corretiva, a mais comum nos condomínios, pois é realizada para solucionar alguma situação de emergência.

Quando se trata de segurança, o ideal é prevenir. A manutenção preventiva realizada em elevadores é a manutenção que é realizada periodicamente, com o objetivo de antecipar o surgimento de problemas e minimizar gastos emergenciais futuros. A manutenção preventiva evita a degradação, portanto, contribui para aumentar a vida útil. É realizada sem que existam defeitos evidentes no elevador, para assegurar o bom desempenho do equipamento no decorrer do tempo. 

Assim, qualquer reparo ou manutenção devem ser realizados apenas por empresas capacitadas. Para garantir o bom funcionamento dos elevadores, além das manutenções preventiva e corretiva, em contrapartida, é preciso que os usuários também tenham cuidados básicos ao utilizar tais equipamentos.

 

Dicas para manter a segurança no uso do elevador:

 

#1 Cuidado com as portas

A porta é um item que demanda bastante atenção. Primeiramente, as pessoas não podem forçar a abertura ou utilizar objetos para impedir o fechamento da porta. As portas apresentam um sensor que detecta quando o elevador está no andar, e, automaticamente as portas abrem. Caso o elevador não esteja corretamente alinhado com o andar, a porta não irá abrir, devendo o passageiro aguardar a abertura automática. Em elevadores antigos, que não apresentam portas automáticas, é preciso ter atenção ao abrir a porta e sempre verificar se o elevador está no andar. Além disso, não entrar na cabine do elevador quando a luz estiver apagada.

 

#2 Utilizar os botões de forma adequada

O que crianças que se divertem ao apertar vários botões do elevador e adultos apressados que apertam o mesmo botão várias vezes têm em comum? Ambos podem contribuir para o desgaste do equipamento, além de promover gasto desnecessário de energia elétrica. Assim, os botões do elevador devem ser usados de forma adequada. Do mesmo modo, se o prédio possuir mais de um elevador, é necessário chamar apenas um por vez. 

 

 

#3 Limite de peso

É preciso respeitar a capacidade máxima de pessoas/peso, que está informada no interior da cabine. Todo elevador apresenta uma placa obrigatória que informa o número máximo de passageiros e o equivalente em quilos. O excesso de peso é uma das causas de danos ao equipamento, dessa maneira pode colocar em risco a segurança dos passageiros. 

 

#4 Resgate seguro

No procedimento de resgate de pessoas que ficaram presas no elevador, o porteiro ou zelador deve, inicialmente, tranquilizar os passageiros e informá-los que a equipe técnica da empresa de manutenção dos elevadores em breve irá efetuar o resgate de forma segura. Manter a calma enquanto aguarda o resgate é essencial e os passageiros não devem tentar sair do elevador por conta própria. 

 

#5 Não utilizar água na limpeza

A água pode danificar os componentes elétricos e eletrônicos do elevador e comprometer o funcionamento adequado do equipamento. Ou seja, a água pode ser utilizada apenas em um pano úmido para realizar a limpeza do elevador. É preciso cuidado também com infiltrações no poço do elevador, para que não ocorra pane no quadro de comando e no motor. No cotidiano é preciso evitar entrar no elevador com guarda-chuva molhado ou no transporte de recipientes com líquidos. Caso aconteça a entrada de água no elevador, primeiramente a assistência técnica deve ser acionada e a chave geral precisa ser desligada.

 

#6 Proteger a cabine com revestimento

O elevador é utilizado por pessoas e também para transportar móveis e outros objetos de grande volume. Uma dica interessante para proteger o elevador do desgaste, é instalar revestimentos acolchoados. Com essa proteção instalada, como resultado, evita-se o risco de batidas, arranhões ou quebra dos espelhos.  

 

#7 Transporte de pets

Os tutores precisam ter atenção ao transportar pets em elevadores. Afinal, acidentes graves podem acontecer, como a guia enroscar na porta do elevador e os pets ficarem presos. Para preservar a segurança e manter a boa convivência com os demais condôminos, é válido carregar os animais no colo, quando forem de pequeno porte, ou mantê-los sob controle e próximos ao tutor durante o deslocamento no elevador, quando forem de médio ou grande porte.

Agende o cronograma de serviços de manutenção preventiva no aplicativo do seu condomínio! Utilize o APPTOHOME, um sistema completo para gestão, comunicação, segurança e automação do seu condomínio. Faça um teste gratuito aqui!

 

 

 

BAIXE O APP AGORA!

1
Fale com um de nossos atendentes. 👨‍💻👩‍💻
Temos uma oferta especial para seu condomínio! 📱🏢
Powered by
Top